Você sabe o que é inbound marketing? 5 dicas matadoras para começar

Por 4 de Maio de 2017 Artigos, Dicas Sem comentários

Você sabe o que é inbound marketing? 5 dicas matadoras para começar

De tempos em tempos, o marketing acaba reinventando e revisando seus próprios métodos. O inbound marketing é o termo da vez, muitos falam sobre a técnica que surgiu nos Estados Unidos entre os anos de 2008 e 2009, mas poucos sabem  de fato o que ela faz.

Afinal, o que é inbound marketing?

Conhecido no Brasil como novo marketing ou marketing de atração, o inbound marketing trabalha conceitos opostos aos do marketing convencional. Ao invés de usar as propagandas e vendas agressivas para alcançar o maior número de pessoas possível, o inbound marketing tem como conceito principal que são as pessoas que procuram as empresas e não o contrário.

Partindo deste conceito, cabe à empresa utilizar a produção de conteúdo autoral de qualidade, curadoria e relacionamento para se aproximar dos consumidores, sem o uso das propagandas convencionais.

Outra vantagem do inbound marketing é que se bem trabalhado, todas as ações são baseadas em passos bem definidos que podem ser mensurados. Ações como envio de e-mail marketing, landing pages, publicações em redes sociais, leads no site da empresa e compras podem ser analisadas de ponta a ponta, fazendo com que você saiba exatamente quais foram as estratégias que deram certo.

Inbound Marketing: como chegar ao cliente

Para começar é preciso estruturar uma boa estratégia de conteúdo para o seu site ou blog . Por isso, listamos cinco dicas definitivas para que seu projeto de inbound marketing tenha sucesso.

  1. Conheça seu público-alvo

Antes mesmo de começar a produzir o conteúdo, conheça a fundo o seu público-alvo. Como ele se comporta? Que tipo de informação ele gosta de receber? Seus hábitos na internet, lê notícias? Interage nas redes sociais? Utilize ferramentas como o Google Insights para saber o que ele gosta, só assim você vai conseguir conquistá-lo.

2. Planejamento do relacionamento

Assim como a vida offline, ninguém gosta de alguém que fala demais ou só fala de si mesmo na internet. Por isso, não basta apenas escolher temas e conteúdos que vão encantar seus clientes, você precisa saber onde, como e quando conversar com eles. Não encha a timeline ou a caixa de e-mails deles de mensagens, faça inbound marketing, não spam! Contatos moderados com conteúdos arrebatadores são o segredo do sucesso!

3. Escolha quias plataformas vai utilizar

Quando conhecemos nosso público-alvo já sabemos quais são as plataformas que eles estão habituados a usar e quais não. Por isso, não se apegue ao lema furado de que sua empresa precisa estar em todas as plataformas e redes sociais possíveis. Esteja presente onde seu público está.

4. Mensure todos os resultados

Um site inteligente aliado a uma boa estratégia de e-mail marketing, analytics e redes sociais vão gerar dados importantes para identificar se suas estratégias são efetivas ou não.

5. Analise e planeje novos rumos

Uma das maiores vantagens de trabalhar com a internet é a possibilidade de identificar o que deu certo e o que está dando errado em um curto espaço de tempo. Use os dados, identifique os erros, mude os rumos e invista no que está dando certo!

 

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