Você conversa com o seu cliente? CRM e e-mail marketing são as soluções

Por 17 de Maio de 2017 Geral Sem comentários

Você conversa com o seu cliente? CRM e e-mail marketing são as soluções

Aumento de vendas e crise. Falar dos dois temas em um mesmo texto pode parecer absurdo, mas eles estão associados a três questões básicas para o sucesso do seu negócio: você conversa com o seu cliente? Sabe o que é um CRM? Já trabalhou com e-mail marketing?

Espere, não feche a janela! Vamos mostrar para você que este primeiro parágrafo faz bem mais sentido do que parece.

Você conversa com o seu cliente?

A pergunta parece banal, mas a realidade é que poucas empresas e vendedores conversam com seus clientes, principalmente após a venda, quando aquele papo encantador de conquista chega ao clímax da venda e depois desaba para o marasmo e o sumiço que muitos clientes costumam chamar de pós-venda.

Conhecer o cliente é fundamental! Não só antes da venda, mas durante e, principalmente, depois também. Só assim você vai saber sobre suas preferências, hábitos de consumo e até mesmo outros produtos que ele pode precisar. E o bom relacionamento vai ajudar a dizer tudo isso para você.

Saber o que o cliente gosta e entender como a empresa dele funciona são caminhos para o sucesso em tempos de crise, afinal, quando a prospecção de novos clientes está fraca, os que já estão em sua base podem ser o segredo para aumentar as vendas.
CRM é o caminho
O bom relacionamento gera dados, informações e hábitos do cliente, certo? E se a gente organizasse tudo isso em uma ferramenta que te ajudasse a ser ainda mais pertinente e relevante para seus clientes?

É isso que faz o CRM! Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que dá armas preciosas para sua base de clientes e prospects para gerar bons resultados. Um bom CRM trabalha todos os dados de maneira inteligente, otimizando as informações e apontando para você momentos estratégicos para manter contato, oferecer novos produtos e até mesmo enviar conteúdos para estreitar o relacionamento, mesmo que ainda não seja o momento certo para conquistar uma venda.

O CRM vai armazenar os dados dos clientes em potencial, mostrando por qual caminho eles chegaram até você e qual o produto que estão procurando.

Uma gestão bem organizada e centralizada em uma única plataforma facilita muito na hora de conquistar, manter e aumentar seus clientes. Colocá-la em prática depende de você e de sua equipe de vendas. Está preparado para o desafio?

E o e-mail marketing?

Com uma ferramenta gerenciando e organizando as ações, chega o momento de criar vínculo com seus clientes e prospects: é aí que entra o e-mail marketing!

Uma boa estratégia de disparo de e-mail marketing é um dos melhores caminhos para manter o bom relacionamento com o cliente e aguardar o momento certo para abordar os prospects.

Para isso, a segmentação das bases é fundamental. Separar os clientes por temas, produtos e preferências em diferentes bancos de dados fará toda a diferença para sua estratégia. Será esta seleção que definirá se a sua mensagem será interessante para seus contatos – e consequentemente será lida – ou não.

Um CRM que funciona, acompanhado por uma estratégia matadora de e-mail marketing, pode aumentar suas vendas em qualquer tipo de cenário, inclusive na crise. Afinal, em tempos de “overdose de anúncios” nas timelines das redes sociais e de verdadeiras avalanches de propagandas invasivas, o bom e velho bate-papo, desta vez, atualizado pelas novas tecnologias, volta a ser o melhor caminho para o sucesso.

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