Um “Site Pronto” é a solução que eu preciso?

Por 16 de novembro de 2016 Artigos, Dicas Sem comentários
Um Site Pronto é a solução que você procura?

Publicar um site na internet é muito mais fácil do que a maioria das pessoas imagina, mas também é preciso tomar cuidado para não subestimar a quantidade de trabalho necessária para não ter uma página eternamente “em construção”.

Todo mundo já sabe que um site é fundamental para qualquer empresa ou profissional que deseje ser encontrado na internet, mas pouca gente sabe como funciona a criação de um site, do começo ao fim.

A boa notícia é que, uma vez que o site está pronto, manter o site atualizado é bastante simples, e não precisa de nenhuma pós-graduação em informática para publicar novos conteúdos em suas páginas, mas as más notícias são que o desenvolvimento de um site personalizado pode, sim, ser um pouco complicado e esses conteúdos não se escrevem sozinhos.

Plataformas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress.org, oferecem ferramentas poderosas, com funcionalidades que vão desde a criação de taxonomias e o gerenciamento de arquivos de mídia, até a automação de uma série de tarefas, mas uma vez que essas plataformas são bastante generalistas e englobam uma série de funcionalidades que não se aplicam à maioria dos projetos, a complexidade do desenvolvimento de um site em uma plataforma como essa faz com que, até mesmo os projetos mais simples, necessitem de um investimento bastante elevado de desenvolvimento, tanto em tempo, quanto em dinheiro.

Além disso, essas plataformas são atualizadas frequentemente, e nem todos os desenvolvedores seguem as boas práticas de programação recomendadas em sua documentação, o que faz com que o risco de que algo deixe de funcionar a cada atualização seja bastante significativo, gerando um custo recorrente de atualização dos temas e plugins desenvolvidos para não sacrificar as melhorias em performance e segurança que vêm em cada atualização.

Do outro lado do espectro, encontramos soluções como o Blogger, o Tumblr e outros serviços gratuitos e pagos de gerenciamento de conteúdo que oferecem a possibilidade de ter um site ao estilo “faça você mesmo”, mas que normalmente resultam em sites bastante parecidos, pouco customizáveis ou mal feitos, esteticamente questionáveis ou incompatíveis com uma grande quantidade de dispositivos móveis, sistemas operacionais e tecnologias mais recentes de desenvolvimento, podendo, até mesmo exibir propagandas publicitárias em suas páginas internas.

Para solucionar essa solução e encontrar um ponto de equilíbrio nesse espectro, várias empresas passaram a oferecer soluções apelidadas de “Sites Prontos”, nos quais essas empresas utilizam uma ferramenta própria de gerenciamento de conteúdo e se responsabilizam pelo funcionamento e atualização da plataforma ao longo do tempo, desenvolvendo uma solução sob medida para cada cliente, com design e funcionalidades customizados e que podem ser publicadas em uma fração do tempo que seria necessário para implementar um projeto similar em um sistema mais generalista.

Nesse sentido, não existe uma “resposta certa”. Um grande portal de conteúdos que lidará com o gerenciamento de notícias diárias e conteúdos multimídia variados, provavelmente precisará investir no desenvolvimento e na manutenção de um sistema de gerenciamento de publicações como o WordPress – ou ainda investir no desenvolvimento de um sistema próprio, partindo do zero.

Alguém que está se aventurando a escrever um blog pela primeira vez pode encontrar nas ferramentas gratuitas e “faça você mesmo” a solução que procuram para atingir o seu público, compartilhar suas histórias e expressar a sua criatividade com o mundo.

Já uma empresa ou profissional que precisa de uma solução ágil de desenvolvimento, que não tem tempo para de dedicar ao abastecimento e manutenção do site, certamente se beneficiará do equilíbrio de um “Site Pronto”.


Clique aqui para conhecer os nossos Sites Inteligentes, os “Sites Prontos” da Superbiz, e descubra como desenvolver e publicar o seu site em até 15 dias para aproveitar todas as vantagens de uma presença online com a segurança do nosso suporte diferenciado e 10 contas de e-mail profissionais.

Deixe um comentário