SEO – Porque investir no posicionamento do seu site?

Por 16 de julho de 2015 Artigos, Discussões 2 comentários

Quando se pesquisa algo no Google, os primeiros resultados apresentados normalmente recebem a maioria dos acessos. Quem usa a ferramenta raramente entende ou tem curiosidade de saber como essa classificação é feita, mas quem tem um site ou um negócio sabe o valor destas primeiras posições nos resultados e dos acessos que geram. 

Estar no topo do ranking aumenta a visibilidade das páginas e as técnicas utilizadas para melhorar essa classificação são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization). Existem inúmeras ferramentas que auxiliam o profissional de SEO durante a otimização do site, mas nem todas as ações podem ser automatizadas. Por esse motivo é necessário que o profissional descubra quais são os critérios que o Google emprega para definir o posicionamento do site e realizar as alterações necessárias para cumprir esses requisitos e aumentar a visibilidade da página nos resultados.

Esses são alguns dos critérios que o Google utiliza para classificar os resultados:

A página mais relevante – O Google quer ter certeza de que a página apresentada tenha o conteúdo apropriado e mais relevante para cada busca, portanto é importante que as páginas tenham informações que possam ser indexadas e, de fato, respondam as peguntas de quem faz as buscas.

Padrões de acessibilidade – O robô do Google é um programa de computador que “vasculha” a internet em busca de informações, mas que depende da estrutura da página para entender como as informações nela contidas se relacionam. Deste modo, é essencial seguir os padrões W3C no HTML, indicando corretamente quais elementos são parágrafos, títulos e links de navegação, assim como definir o conteúdo que deve ser exibido caso as imagens não sejam carregadas corretamente.

Link Building – Uma das principais formas que o “robô” do Google avalia a relevância do conteúdo é a quantidade de páginas que apontam para ele. Criar páginas falsas apontando para o site não resolve o problema e, se o Google identificar alguma tentativa de fraude, pode até prejudicar o posicionamento da página.

Keywords – As “palavras-chave” são um dos aspectos mais importantes do processo de otimização e devem ser trabalhadas individualmente para fortalecer a relevância das páginas de um site. É necessário considerar as centenas – ou até mesmo milhares – de combinações possíveis, identificar as mais importantes e desenvolver conteúdos com base nessas palavras para alcançar os objetivos desejados.

O trabalho de otimização de um site precisa ser constante, uma vez que os resultados mudam a todo o instante. É essencial conhecer as táticas de SEO mais atualizadas, produzir conteúdo e estar disposto a investir o tempo necessário para fortalecer as páginas nos resultados de busca.

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