O ingrediente secreto do sucesso

Por 25 de junho de 2015 Artigos Sem comentários

Existem algumas coisas que a gente ouve centenas de vezes ao longo da vida e que podem parecer tão óbvias que nós não nos damos o trabalho de pensar duas vezes sobre o assunto. Uma dessas é que os empreendedores mais bem sucedidos são aqueles que são motivados por um propósito maior e que, acima de tudo, amam o que fazem. Isso não quer dizer, é claro, que todas as tarefas do dia-a-dia serão prazerosas ou que não se deva dar a atenção devida à lucratividade da empresa, mas sim que esses empreendedores enxergam os seus negócios como uma ferramenta que pode ser utilizada para transformar o mundo.

De certa forma, podemos dizer que o surgimento dos computadores e a internet foi um dos principais elementos que estimularam o surgimento de uma geração de empreendedores idealistas e visionários que, por meio de suas empresas e serviços, não estão apenas criando negócios bem sucedidos, mas estão mudando os hábitos e as expectativas dos consumidores em relação aos produtos e serviços que oferecem.

É muito fácil mencionar nomes como Mark Zuckerberg e Steve Jobs – as mentes por trás do Facebook e da Apple, respectivamente – como exemplos de indivíduos que aplicaram essa mentalidade às suas empresas, mas esse foco no propósito precede e não depende diretamente dessas tecnologias.

Ainda que a gente tenda a associar essa ideia às startups e empresas “descoladas” de tecnologia, isso não é um privilégio desses segmentos. O uso da internet, o desenvolvimento de estratégias inovadoras de comunicação e de novas abordagens corporativas são apenas consequências dessa vontade de transformar o mundo e de encontrar um propósito maior para o trabalho realizado.

Tony Hsieh, o CEO da loja online de calçados e roupas Zappos, traduziu bem o conceito: “Siga a visão ao invés do dinheiro e o dinheiro te seguirá”. Mesmo que isso possa soar como uma frase retirada de algum livro de auto-ajuda, a verdade nesse conceito se esconde por trás da aplicação desse pensamento ao mundo real. Não basta colocar o propósito da empresa nas visões e missões institucionais; é necessário colocar em prática as ações necessárias para a concretização desse resultado.

A boa notícia para os empresários de hoje é que as oportunidades e as possibilidades nunca foram tão abundantes. Por meio das redes sociais, é possível comunicar esse propósito de forma muito mais transparente e direta com o público. Soluções de desenvolvimento de sites, como os Sites Inteligentes da Superbiz, permitem que os interessados nos seus serviços possam encontrar as informações que procuram e conhecer a sua empresa com mais facilidade. A implementação de lideranças e práticas de gerenciamento de equipes que reforçam essa mensagem estimula o investimento pessoal na busca por esse propósito. Portanto, ao dar início a um novo negócio ou ao reavaliar as práticas existentes, lembre-se que o “por que” é tão importante quanto “o que” está sendo feito.

Deixe um comentário