Gestão de negócios: olhar para o passado pode prejudicar o presente

Por 11 de julho de 2017 Artigos, Geral Sem comentários

Gestão de negócios: olhar para o passado pode prejudicar o presenteÉ muito clichê dizer que o mundo mudou, não é mesmo? E se a gente te falar que é verdade e que clichês são ditos porque as pessoas não entendem as mensagens passadas?

Portanto, sim, o mundo realmente mudou, a gestão de negócios hoje é completamente diferente do que era há 10 anos, e o quanto você está adaptado para estas transformações podem definir o sucesso ou fracasso de sua empresa.

Num mundo conectado, de comunicação instantânea e concorrência feroz, onde empresas vendem bilhões de dólares em poucas horas, estar preparado para as novas tecnologias, modelos de gestão e até mesmo as novas necessidades das pessoas são itens essenciais para reciclar a visão do gestor.

Velhos hábitos: tradição ou acomodação?

Empresas tradicionais, que estão há décadas no mercado, ou familiares, passadas de geração em geração, costumam ter dificuldades em adaptar esta realidade à gestão de negócios. Isso porque velhos hábitos são passados pelos mais experientes e se transformam em uma tradição que pode prejudicar os resultados. É claro que não podemos ignorar os anos de sucesso dessas companhias, o caminho para saber o que levar adiante ou não chama-se critério.

Analise o que pode ser melhorado ou atualizado e valorize receitas que deram certo no passado e podem continuar dando certo no futuro.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

Acessíveis para todos, novas tecnologias para fluxo, operação e gestão de negócios estão disponíveis para quem quiser usá-las. Ferramentas como o Trello, de fluxo de trabalho, e a Conta Azul, voltada para gestão e administração, são pequenas dicas para os passos iniciais. Ambas possuem versões gratuitas que podem ajudar você a implementar novos processos e facilitar a sua vida e de sua equipe

Colocar sua empresa em destaque nos mecanismos de busca e redes sociais é um dos melhores caminhos para conquistar novos clientes. Um bom site, com produção de conteúdo e boa programação para ser encontrado no google, é fundamental. E para quem ainda não tem um, aqui vai uma dica: um site é bem mais barato do que você imagina.

Existem empresas com ótimo atendimento e boas referências que fazem excelentes pacotes para que você tenha o seu próprio site e saia da era das cavernas da gestão de negócios.

O sucesso está nas pessoas

As tecnologias e a gestão de negócios estão mudando porque as pessoas mudaram. Velhos hábitos de trabalho não cativam as novas gerações, que buscam um ambiente não só para trabalhar. Eles querem compartilhar experiências.

Esta nova realidade obriga os gestores a se reciclarem e entenderem este novo comportamento. Já se foi o tempo em que profissionais olhavam apenas as cifras do salário para escolher um emprego. A qualidade de vida, o ambiente de trabalho e o relacionamento com a equipe e o chefe contam muito para a tomada de decisão. Eles não querem apenas trabalhar, querem se sentir bem!

Para que isso aconteça, feedbacks frequentes sobre o desempenho, promover inovação constante e compartilhar conhecimento são fundamentais para que sua equipe esteja motivada. Uma equipe empolgada veste a camisa da empresa e de seu gestor e corre atrás dos objetivos!

Gestão de negócios: paixão e conhecimento

Mesmo com tantas mudanças, existem fórmulas que são atemporais. Gestores apaixonados pelo que fazem e que buscam conhecimento sempre estão mais próximos do sucesso.

Razão e emoção na medida certa é o que podemos chamar de Santo Graal da gestão de negócios. Gostar do que se faz e ao mesmo tempo fazer uma boa leitura do que está acontecendo no mercado para oferecer sempre um serviço eficiente fazem a diferença em qualquer ramo de atividade. Por isso, nunca pare de tentar.

Afinal, como disse o grande naturalista Charles Darwin, não são os mais fortes que sobrevivem e sim os mais adaptados.

Saia da mesmice, adapte-se ao futuro que já bateu na sua porta!

Deixe um comentário