Dez dicas para ter sucesso ao abrir um negócio

Por 24 de junho de 2015 Dicas Sem comentários

Sabe-se que a vontade de empreender é um desejo compartilhado por cerca de 15% dos brasileiros. Os que realmente seguem esse caminho e constroem um negócio, entretanto, são poucos. Questões pessoais e profissionais, assim como a insegurança na situação da economia nacional, são só alguns dos fatores que podem nos fazer desistir do sonho de ter o próprio negócio. Isso acontece porque empreender não se trata somente de ter uma ideia ou encontrar um nicho de mercado, mas envolve também uma série de habilidades e conhecimentos específicos – que vão da legislação à operação do empreendimento – e requer o perfil psicológico adequado para lidar com as dificuldades e incertezas que acompanham qualquer empreitada.

Se você está pensando em seguir esse caminho, mas ainda está inseguro sobre os próximos passos, confira essas dez dicas especiais que preparamos para você entrar no mundo do empreendedorismo com a segurança e a motivação que precisa para alcançar o sucesso:

  1. Escolha um ramo que você se interesse

Não adianta procurar apenas pelo dinheiro que pode ganhar em alguma empresa, mas é essencial ter paixão pelo o que se faz, até porque a maior parte do seu tempo será dedicado a ela.

  1. Faça um planejamento

É fundamental que o empreendedor faça um levantamento e um planejamento sobre a sua ideia de negócio, caso ela realmente valha a pena, é recomendado que procure uma sociedade.

  1. Saiba onde procurar o capital para abrir o negócio

Caso você não tenha a quantidade necessária de dinheiro para abrir o seu empreendimento, procure alguém que queira investir nele, essas pessoas são chamadas de investidores-anjo, ou então procure um banco.

  1. Escolha um nome que chame atenção

O nome da sua empresa tem a ver com o que você quer passar para o seu cliente? Ele conseguirá pronunciar facilmente o nome? Não é fácil escolher, por isso a criatividade precisa ser utilizada nessa hora.

  1. Compre/alugue um imóvel apropriado

O empreendedor deve escolher conforme aos clientes que deseja atender. Não adianta ter um imóvel na área x da cidade se os consumidores/empresas/negociantes maiores e de maior foco estão na área y, isso só vai fazer seu negócio ter um retorno menor.

  1. Dê valor aos seus funcionários

Qualquer negócio necessita de uma equipe, ou seja, ela não é composta apenas pelos sócios ou o dono, ela precisa valorizar os funcionários, porque são eles que fazem ela crescer. Os informe do que acontece e deixem eles se sentirem contentes e satisfeitos por estarem fazendo parte desse empreendimento.

  1. Tenha algo que pode diferencia-lo de outras empresas

O diferencial não precisa ser algo inovador, só a maneira de tratar os clientes, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade faz com que o cliente seja fiel ao seu negócio.

  1. Aprenda a negociar

Grandes e pequenos negócios necessitam de cliente para o crescimento, por isso crie sempre empatia para que a negociação seja bem feita.

  1. Seja transparente

A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, sendo assim é necessário prometer apenas o que conseguirá cumprir. Caso você tenha feito um planejamento e algo não andou como gostaria, informe tanto os funcionários quanto o cliente, pois isso é um dos diferenciais.

  1. Continuidade sempre

Um negócio não vive apenas de momentos bons, irão existir barreiras, idas e vindas de clientes, funcionários e até algum dos sócios poderá andar pra traz. Mas não desista, pois a cada passo para traz serão dados três para frente. Tenha foco e objetivo sempre.

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