Como escolher a hospedagem ideal para o seu site

Por 28 de julho de 2015 Artigos Sem comentários
Escolha a hospedagem de sites ideal para o seu projeto.

Empreendedores e administradores precisam lidar com fornecedores e prestadores de serviços praticamente todos os dias, mas encontrar as empresas que atendam as necessidades específicas de cada negócio pode ser um desafio. Como a maioria dos contratos têm uma vigência de médio ou longo prazo, a escolha de fornecedores precisa ser analisada com cuidado para evitar contratempos que vão desde inconvenientes até o comprometimento operacional.

Se há casos onde uma escassez de fornecedores pode criar monopólios e resultar em custos elevados e serviços de baixa qualidade, até certo ponto a situação se inverte no caso dos serviços de hospedagem de sites, mas nem por isso o desafio é menor: a concorrência ferrenha entre empresas nacionais, internacionais e dos mais diversos portes é bastante positiva para quem contrata, mas também exige mais conhecimento e cuidado para identificar as soluções adequadas e separar o marketing da realidade.

De forma geral, os critérios utilizados para escolher a hospedagem ideal são as mesmas de qualquer outro serviço ou produto: preço, funcionalidades, atendimento e a reputação da empresa que oferece o serviço devem ser levados em consideração.

Na maioria das vezes, o preço é o primeiro critério avaliado por quem procura um serviço de hospedagem, mas não deve ser o único. O que pode ser uma economia em um primeiro momento pode se tornar uma dor de cabeça no futuro, com serviços de baixa qualidade, longas filas de espera e atendimento ineficiente. A situação pode ser ainda pior nos serviços “gratuitos” que, além de não oferecerem nenhuma forma de atendimento, não permitem o uso de domínios próprios (“suaempresa.com”, por exemplo), inserem anúncios no site, têm funcionalidade reduzida e podem desaparecer da noite para o dia levando consigo todos os sites criados.

Além do custo, é preciso levar em consideração também se as configurações e funcionalidades oferecidas pelos servidores atendem as necessidades do site que será hospedado. Os requerimentos de uma loja virtual, de um blog e de um site institucional, por exemplo, são bastante diferentes e cada sistema de gerenciamento de conteúdo tem as suas próprias exigências. Antes de contratar qualquer plano, é importante identificar quantos bancos de dados serão utilizados, qual é o tráfego estimado, quanto espaço de armazenamento será necessário, qual é a performance do servidor, qual sistema será utilizado, se há necessidade e como foram implementados os protocolos de segurança e quaisquer outros requerimentos específicos do projeto.

Ao fazer esses levantamentos também é recomendável prestar atenção em algumas letras miúdas dos contratos. Algumas empresas oferecem soluções “milagrosas”, como espaço e transferência “ilimitados” por mensalidades muito baixas, mas é evidente que isso não é possível. Na verdade, o que essas empresas fazem é tirar proveito do fato que a maioria dos sites utiliza poucos recursos dos servidores para estabelecer outras restrições que impõem limites pouco definidos. Alguns exemplos dessas restrições são o tamanho dos arquivos hospedados, o número de acessos simultâneos ao site e a utilização de outros recursos que, de forma genérica, “prejudiquem o funcionamento do servidor”.

Ainda que esses planos atendam bem às demandas casuais de quem quer ter um blog ou site pequeno, suas restrições pouco definidas e condições mal comunicadas podem resultar na indisponibilidade imprevista do site hospedado, o que, por sua vez, pode resultar em consequências graves para quem depende da presença online para fins profissionais.

Com tudo isso em mente, a conclusão é que não existe nenhuma hospedagem de sites perfeita. Talvez essa constatação seja um pouco estranha vinda de uma empresa como a Superbiz, que oferece serviços de hospedagem, mas é importante deixar claro que todas as empresas precisam identificar o público ao qual seus serviços se destinam para criar os planos e pacotes de serviços que oferece. É por isso que algumas hospedagens oferecem mais recursos que outras, algumas têm preços mais baixos que as outras e algumas têm um atendimento melhor que as outras, mas nenhuma consegue oferecer tudo ao mesmo tempo.

Os planos de hospedagem de sites da Superbiz, por exemplo, foram desenvolvidos e revisados ao longo dos anos para atender as necessidades de quem utiliza um site para fins profissionais e, portanto, não tem o privilégio de poder lidar com um suporte ineficaz, longas trocas de mensagens, indisponibilidades imprevistas e contratos com cláusulas genéricas. Com foco nessas características, conseguimos oferecer soluções em hospedagem de sites adequadas à realidade das empresas e desenvolver alternativas ao desenvolvimento tradicional, como os Sites Inteligentes.

Clique aqui para conhecer os nossos Planos de Hospedagem e descubra se eles são a solução ideal para as suas demandas. Caso tenha qualquer dúvida, clique aqui para entrar em contato com a gente. Nós podemos ajudar a identificar quais são os requisitos ideais para o seu projeto e desenvolver ou indicar uma solução que atenda as suas necessidades.

Deixe um comentário