Afinal, o que é uma hospedagem de sites?

Por 11 de novembro de 2016 Artigos, Dicas Sem comentários
O que, exatamente, é uma Hospedagem de Sites?

Você já escolheu o endereço do seu site e está pronto para tirar a sua ideia do papel. O próximo passo é escolher a hospedagem de sites certa para o seu projeto, mas o que é uma hospedagem, exatamente?


Uma empresa de hospedagem de sites, ou um Web Host, é essencial para o funcionamento da maioria dos sites que acessamos todos os dias. Os motivos pelos quais essas empresas são tão importantes são os elevados custos dos equipamentos e a complexidade da implementação e da manutenção de toda a infraestrutura necessária para armazenar os arquivos e publicar um site na internet.

Uma forma de ilustrar a hospedagem de sites e compreender melhor o seu funcionamento é fazendo uma comparação da infraestrutura por trás de um website ao aluguel ou compra de um imóvel, com a diferença de que, na internet, o “sonho da casa própria” se transforma no “pesadelo do servidor próprio”.

Enquanto um imóvel pode ser visto como um investimento a longo prazo, com parcelas bastante próximas ao valor do aluguel e com a expectativa de valorização, os custos e a complexidade que estão por trás da instalação e do funcionamento de um servidor web – somados ao rítmo acelerado em que ficam ultrapassados – fazem com que a instalação de uma infraestrutura própria seja exclusividade de grandes empresas. Entretanto, até mesmo no caso dessas grandes empresas, a instalação de uma infraestrutura própria é, na maioria das vezes, vista como um último recurso, ao qual se recorre somente quando o funcionamento do site exige o desenvolvimento de um sistema próprio ou quando há uma preocupação com a privacidade dos dados armazenados que justifique o custo da construção de um datacenter.

É por esse motivo que os serviços de uma empresa de hospedagem de sites são essenciais em qualquer projeto, eliminando os altos custos relacionados à infraestrutura e à operação de servidores por meio da contratação dos recursos de armazenamento, processamento e conectividade necessários para a publicação das páginas, além, é claro, do suporte e atendimento aos clientes.

Como Funciona uma Hospedagem?

Se continuarmos usando o mundo real para ilustrar o funcionamento de uma hospedagem de sites, é inevitável que surjam dúvidas como: “O que acontece se, eventualmente, eu quiser contratar uma outra empresa de hospedagem? Perco meu site? Preciso mudar o domínio do meu site?”

A resposta curta para essas perguntas é “depende”.

Se você registrou um domínio como “meusite.com.br”, “meusite.net” ou “meusite.com”, por exemplo, provavelmente não precisa se preocupar com a troca do endereço do seu site ao contratar outra empresa de hospedagem graças a algo chamado “DNS”. Endereços como esses não são como os endereços dos imóveis físicos que frequentamos no dia a dia, mas como um contato em uma lista telefônica que é atualizado centenas de vezes por dia.

Portanto, quando digitamos um endereço como “meusite.com.br” no navegador, o computador consulta a “lista telefônica” chamada DNS e vai ao endereço mais recente.

Entretanto, uma mudança não está completa se os “móveis” forem deixados para trás. No caso dos sites, os arquivos e dados armazenados nos servidores são os “móveis” e, na maioria dos casos, eles podem ser transferidos de um servidor para outro sem grandes complicações – mas essa transferência é bem delicada, e precisa ser feita com cuidado para que nada quebre ou “caia do caminhão de mudanças”.

Existe ainda a possibilidade de que os site utilize uma tecnologia ou sistema desenvolvido e distribuído pela própria empresa de hospedagem de sites. Nesse caso, como no caso do aluguel de imóveis mobiliados, o que pode ou não ser colocado no caminhão de mudanças vai depender dos termos definidos no contrato do “aluguel”.

Para saber mais e dar o próximo passo no seu projeto, clique aqui para saber como escolher a hospedagem ideal para o seu site.

Deixe um comentário