A Importância do Layout de Site

Por 22 de dezembro de 2016 Artigos, Dicas Sem comentários
Layout de Site vai além da vitrine, e cada página precisa ser pensada como um equivalente digital de algum ambiente ou elementos de uma loja tradicional.

Layout de site é um assunto que precisa ser levado a sério por quem pretende publicar um site profissional na internet. Muita gente acredita que a única função do Layout é deixar o site bonito, mas a verdade é que negligenciar esse aspecto pode limitar a funcionalidade que se espera das páginas, afastar clientes e até mesmo gerar despesas muito maiores no futuro.

Da mesma forma que as lojas físicas chamam a atenção do consumidor com uma vitrine bem montada, dando destaque aos produtos e ofertas que serão encontradas no interior da loja, uma boa apresentação do conteúdo publicado em um site também é capaz de encher os olhos dos clientes, sendo um fator decisivo para as vendas nas lojas online e para a escolha da empresa ou do profissional representado por um site institucional.

Como um Layout de Site pode Influenciar os Clientes?

As cores escolhidas, a simetria e o alinhamento dos blocos de conteúdo, assim como as imagens que ilustram um site, têm vários propósitos que vão bem além da estética pura. Um site com visual elegante, que lista poucos conteúdos e utiliza cores sóbrias, pode até ser lindo, mas terá dificuldade em vender produtos que têm muita rotatividade no varejo, por exemplo. O motivo disso é que a maioria dos consumidores não se sente estimulado por uma estética minimalista, o que reduz significativamente as compras impulsivas.

Entretanto, isso se inverte no caso de produtos com valor elevado, como automóveis, imóveis e eletroeletrônicos sofisticados, os quais raramente são comprados por impulso. Nesses casos, um conteúdo bem detalhado, com visual elegante e amplos espaços entre os elementos da página, pode ser a melhor escolha para o Layout de Site, uma vez que proporciona uma atmosfera mais reflexiva, apropriada para o convencimento do consumidor que está considerando uma despesa ou investimento mais deliberado.

Portanto, Layout de Site vai além da vitrine, e cada página precisa ser pensada como um equivalente digital de algum ambiente ou elementos de uma loja tradicional, considerando o objetivo que se deseja alcançar com o site e o perfil do consumidor que se deseja atender. Se restar alguma dúvida sobre o efeito e a importância dessas decisões, basta observar como os sites das maiores lojas e empresas que fazem negócios pela internet implementam esse tipo de estratégia e você chegará à conclusão de que nada foi colocado na página por acaso.

Além disso, o Layout do Site precisa ser desenvolvido levando em consideração as funcionalidades desejadas desde o primeiro momento. Mesmo que não se tenha uma necessidade imediata de vender pelo site, é interessante que se pense no Layout de uma possível página de produto, por exemplo, para garantir que não será necessário dedicar esforços futuros que atrasariam significativamente a realização do projeto e que gerariam custos e imprevistos inconvenientes.

Agora que você está por dentro da importância do Layout de Site, não será difícil perceber que os produtos que ficam à mostra nas filas das gôndolas dos supermercados estão alí pelo mesmo motivo que as lojas online exibem as ofertas e sugerem produtos relacionados àqueles que se está comprando exatamente nas etapas finais da compra.


Clique aqui para conhecer alguns layouts de site que foram criados pela Superbiz, em nosso portifólio.

Deixe um comentário